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Curiosidades Sobre a Trilogia Metro Que Você Precisa Conhecer

  • Foto do escritor: Maka O Brabo
    Maka O Brabo
  • 12 de fev.
  • 5 min de leitura

A franquia Metro se tornou uma das mais aclamadas do gênero pós-apocalíptico, trazendo uma narrativa envolvente, ambientação sombria e mecânicas de sobrevivência únicas. A série transporta os jogadores para os túneis subterrâneos de Moscou, onde a humanidade luta para sobreviver após uma guerra nuclear. Mas você sabia que muitos elementos do jogo foram baseados em lendas urbanas reais e que as armas refletem a falta de recursos do mundo pós-apocalíptico?


Se você é fã da série ou quer conhecer mais sobre esse universo sombrio, confira 16 curiosidades incríveis sobre Metro 2033, Metro: Last Light e Metro Exodus!


capas da trilogia de jogos metro da 4A games
Trilogia Metro (Imagem: Steam)

1 - A trilogia é baseada nos livros de Dmitry Glukhovsky


Os jogos da franquia Metro são inspirados na série de livros do autor russo Dmitry Glukhovsky. O primeiro jogo segue de perto os eventos do livro Metro 2033, enquanto Last Light e Exodus expandem a história para além do material original. Glukhovsky participou diretamente do desenvolvimento dos roteiros dos jogos, garantindo que o universo e o tom pós-apocalíptico fossem fiéis à sua visão.


2 - A mecânica de munição como moeda foi inspirada em cenários reais de guerra


Em Metro 2033, balas de alta qualidade da era pré-guerra são usadas como moeda, adicionando uma camada estratégica ao jogo. Isso foi inspirado em situações reais de guerra, onde itens essenciais, como cigarros e munição, tornaram-se formas de comércio. O jogador deve decidir entre gastar essas balas em combate, causando mais dano, ou economizá-las para comprar equipamentos e suprimentos.


3 - Os jogos possuem finais alternativos baseados em suas ações


Cada jogo da trilogia tem finais alternativos, determinados pelas escolhas do jogador ao longo da campanha. Diferente de sistemas tradicionais de moralidade, a série Metro usa um sistema oculto de pontos de "consciência". Atos de bondade, como poupar inimigos ou ajudar NPCs, aumentam a pontuação positiva, levando ao final "bom". Já decisões egoístas ou violentas resultam em finais mais sombrios.


4 - O sistema de iluminação influencia o gameplay e a IA inimiga


A luz desempenha um papel fundamental no stealth da série. Em Metro 2033 e Last Light, apagar lâmpadas e ficar nas sombras torna o jogador quase invisível para os inimigos. O sistema de iluminação foi tão bem projetado que os NPCs realmente ajustam seu comportamento conforme a luz ambiente. Se você for detectado, eles alertam seus companheiros e usam lanternas para caçar você.


5 - O metrô de Moscou tem lendas reais que inspiraram o jogo


O sistema de metrô retratado nos jogos é baseado no verdadeiro metrô de Moscou, que tem diversas lendas urbanas, incluindo rumores de linhas secretas construídas durante a Guerra Fria para evacuação de líderes soviéticos. Outra lenda diz que criaturas mutantes vivem nos túneis abandonados. Glukhovsky incorporou essas histórias na mitologia do jogo, adicionando um ar de mistério e terror ao universo da franquia.


6 - Os sons do jogo foram gravados em locais subterrâneos reais


A 4A Games queria que Metro fosse o mais imersivo possível. Para isso, a equipe de áudio gravou sons em túneis subterrâneos reais, capturando o eco, o gotejar da água e os rangidos das estruturas metálicas. Isso ajudou a criar a sensação de claustrofobia e isolamento que define a série.


7 - As criaturas mutantes foram inspiradas em mitos urbanos russos


Os mutantes que habitam o mundo de Metro não são apenas resultado da radiação. Algumas de suas características e comportamentos foram inspirados em lendas urbanas da Rússia, que falam de criaturas ocultas vivendo nos subterrâneos de Moscou. Os Demônios, por exemplo, são inspirados em relatos de morcegos gigantes avistados em áreas abandonadas da cidade.


8 - Os desenvolvedores enfrentaram dificuldades para criar o primeiro jogo


A 4A Games, desenvolvedora da franquia, foi fundada na Ucrânia e enfrentou diversos desafios financeiros e tecnológicos ao criar Metro 2033. A equipe tinha recursos limitados e trabalhou em condições adversas, mas conseguiu entregar um jogo que impressionou pelo realismo e atmosfera.


9 - Os NPCs conversam sobre acontecimentos do mundo do jogo


Nos acampamentos e estações, é possível ouvir NPCs contando histórias sobre eventos que aconteceram na superfície ou em outras partes do metrô. Isso não é apenas ambientação; muitas dessas conversas revelam detalhes sobre o mundo e ajudam o jogador a entender melhor o que aconteceu após a guerra nuclear.


10 - O trem de Metro Exodus tem um nome especial


O trem que Artyom e seu grupo usam para viajar pela Rússia em Metro Exodus se chama Aurora. Esse nome simboliza esperança e renascimento, já que, pela primeira vez na série, os personagens deixam os túneis para explorar o mundo exterior.


11 - Você pode tocar instrumentos musicais no jogo


Em várias partes da trilogia Metro, Artyom pode interagir com violões e outros instrumentos encontrados pelo caminho. Isso não tem impacto direto no gameplay, mas adiciona um toque de realismo e humanização ao protagonista.


12 - As armas refletem a decadência do mundo pós-apocalíptico


Diferente de outros jogos de tiro, as armas em Metro não são impecáveis. Elas enferrujam, emperram e precisam ser limpas e mantidas para funcionar bem. Isso reflete a escassez de recursos e a luta diária pela sobrevivência nesse mundo devastado.


13 - Os túneis do metrô de Moscou realmente podem servir como abrigos nucleares


A premissa da franquia Metro não é tão fictícia assim. O sistema de metrô de Moscou foi construído durante a era soviética com a intenção de também servir como um abrigo para a população em caso de guerra nuclear. Muitos túneis e estações possuem portas de aço reforçadas e sistemas de ventilação capazes de filtrar radiação e agentes químicos.


14 - A 4A Games se inspirou em relatos reais de sobrevivência


Para tornar a experiência o mais realista possível, os desenvolvedores estudaram relatos de sobreviventes de desastres e situações extremas. Alguns aspectos do gameplay, como a necessidade de manter as armas limpas e economizar recursos, foram inspirados nesses relatos.


15 - Alguns diálogos dos NPCs mudam dependendo do que você faz


Se você joga de maneira furtiva e evita matar humanos desnecessariamente, os NPCs começam a comentar sobre um "fantasma" que assombra as bases inimigas. Se você joga de forma agressiva, eles falam sobre um "demônio sanguinário" eliminando tudo em seu caminho.


16 - A franquia pode ganhar mais jogos no futuro


Embora Metro Exodus tenha fechado um arco da história, a 4A Games já confirmou que está trabalhando em um novo título da série. O próximo jogo pode explorar novos personagens, locais e até mesmo apresentar mecânicas inéditas.



Conclusão:


A trilogia Metro é um exemplo perfeito de como jogos podem oferecer uma experiência imersiva e rica em detalhes. Desde a influência dos livros de Dmitry Glukhovsky até as mecânicas inovadoras de gameplay, cada título da série construiu um mundo único e desafiador para os jogadores explorarem. Com rumores de um novo jogo no horizonte, o futuro da franquia promete trazer ainda mais surpresas e desafios.


Você já conhecia todas essas curiosidades? Qual delas achou mais interessante? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com outros fãs de Metro!

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Maka O Brabo

Apaixonado por games de todas as épocas. Dos clássicos nostálgicos aos lançamentos mais modernos. Seu objetivo? Zerar o maior número de jogos possível e compartilhar essa jornada épica com vídeos completos no canal do YouTube.

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