O que deu errado com Doom: The Dark Ages? Veja as principais críticas
- Maka O Brabo
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
Quando Doom: The Dark Ages foi anunciado, muita gente ficou empolgada. Afinal, estamos falando de uma das franquias mais lendárias do mundo dos games, e tudo indicava que a id Software viria com tudo para fechar a trilogia iniciada em Doom (2016). Mas não foi bem isso que aconteceu.
Desde que o jogo deu as caras nos trailers, ele vem recebendo uma enxurrada de críticas negativas, especialmente no Metacritic. O que era pra ser hype virou polêmica. Mas o que exatamente está incomodando tanto os fãs?

Doom medieval? Nem todo mundo curtiu
A maior mudança (e o maior alvo de críticas) é o novo cenário. The Dark Ages deixa de lado o futuro infernal/cyberpunk e aposta em uma pegada mais medieval com castelos, armaduras, e até armas mais “épicas”, como lanças e escudos.
Mas essa mudança não agradou a geral. Muitos sentiram que o jogo perdeu a essência de Doom e virou algo mais genérico, que parece mais um "spin-off fantasioso" do que uma continuação digna.
E o ritmo? Vai continuar frenético?
Outro medo dos jogadores é sobre a jogabilidade. Doom sempre foi conhecido pelo combate rápido, brutal e insano. E quando você coloca elementos como escudos e armas medievais no meio, bate aquela dúvida: será que o gameplay vai continuar com o mesmo ritmo intenso? Ou vai ficar mais devagar?
Os fãs mais hardcore estão preocupados que essas mudanças tirem a identidade do game. Muita gente quer manter a correria, os tiros e as execuções brutais, sem muita enrolação.
História demais? Talvez
Desde Doom Eternal, a franquia já vinha trazendo mais lore, diálogos e aprofundamento do universo. Agora, parece que The Dark Ages vai mergulhar ainda mais nessa ideia, contando uma história de origem do Doom Slayer em um passado distante.
Só que... será que a galera quer isso? Muita gente prefere o estilo clássico: matar demônio sem muita explicação. A tentativa de dar mais profundidade pode acabar espantando quem só quer ação direta e sem papo.
Expectativa alta, decepção maior
Depois do sucesso de Doom (2016) e Doom Eternal, era natural que a galera esperasse algo bombástico. Mas parece que a expectativa estava tão alta que qualquer mudança virou motivo pra crítica. E como The Dark Ages mudou bastante coisa, acabou pagando o preço.
Conclusão: ousadia que dividiu opiniões
Doom: The Dark Ages quis inovar. Quis contar uma nova história, explorar novas estéticas e expandir o universo. Mas parece que fez isso de um jeito que deixou muitos fãs desconfiados e até decepcionados.
Se vai dar certo ou não, só o tempo vai dizer. Mas uma coisa é certa: esse jogo já é um dos lançamentos mais polêmicos do ano, e o debate em torno dele ainda vai render muito até (e depois) da estreia.
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